CHAPADA DIAMANTINA

Sem dúvida alguma o destino turístico ecológico mais importante do estado é a Chapada. A Montanha Pai Inacio, que se formou a mais de 800 milhões de anos e a Cachoeira da Fumaça com mais de 300 metros de queda, portanto a mais alta do Brasil, ficam situados no município de Palmeiras, geograficamente o coração da Chapada. Erroneamente dizem que tais belezas naturais ficam em Lençóis.

O lugar, de preservação ecológica ímpar, parece não ter a devida atenção por parte da Prefeitura e da Secretaria de Turismo da Bahia. A montanha Pai Inacio tem seu acesso a partir da BR 242, mas não existe lá uma placa sequer indicativa. Turista do mundo todo visita o local porém se não estiver acompanhado de guia turístico vai penar um bocado para encontrar o acesso. A moradia mais próxima é uma pousada existente a mais de um quilômetro, onde se pode buscar informação.

O ponto forte do passeio na Chapada fica por conta da hospitalidade do povo. A cidade de Palmeiras, além de estar no coração da Chapada, oferece hospedagens com preços mais em conta, sem perder a simplicidade, gentileza e alegria ao receber os hospedes. Exemplo disso é a Pousada Casarão que funciona em centenário imóvel, ainda dos tempos do garimpo, de beleza arquitetônica sem igual, mas o melhor mesmo é a hospitalidade. A proprietária, Cida, conquista os hospedes logo na chegada com sua simpatia. Figura extremamente carismática faz parecer que somos amigos há anos. O café da manhã que ela prepara é daqueles que chamamos de “café dos deuses”.

Se for passear na Chapada, hospede-se em Palmeiras e, claro, na Pousada Casarão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.