Eleições 2020

As eleições municipais estão se aproximando, faltam apenas 11 meses.

A grande maioria dos candidatos, a prefeito ou vereador, se quer conhecem as novas regras eleitorais e, pior que isso, não fazem ideia do que a legislação lhes permite fazer nesta fase pré-eleitoral. Poucos são os candidatos que profissionalizam a campanha, são candidatos de sí mesmos, sem estratégia de marketing político, tão necessário nesta fase. Aliás, pensam que marketing político e marketing eleitoral é a mesma coisa. Ledo engano.

Outros imaginam que basta trabalhar as redes sociais que o eleitor os escolherá. Pensam que assim como aconteceu com Bolsonaro as mídias sociais definirão os resultados e não é assim tão simples. Naquela vez, um verdadeiro exército de pessoas foi contratado para criarem perfis falsos e verdadeiros nas redes, produção diuturno de fakes news e outras artimanhas para enganar o eleitorado e conseguiram. Mas agora, a história é outra. Candidatos a prefeito ou a vereador não são apenas figuras de presença virtual, levando ao imaginário do eleitor personalidade fabricada e não a realidade de cada um. Nas eleições municipais vão se encontrando pessoalmente com o povo nas ruas, cara a cara, olho no olho e aí se torna bem mais difícil “vender” a imagem daquilo que não é. Além disso, bem ao estilo do brasileiro que “fecha a porta depois de roubado”, a Justiça Eleitoral está trabalhando no sentido de coibir os abusos e crimes cometidos pela internet, podendo, inclusive, levar candidatos eleitos a perderem o mandato, se comprovado, o uso indevido das mídias sociais.

Outro fator importantíssimo nas eleições são as pesquisas, não aquelas de apenas medir os quantitativos das intenções de voto, mas a identificação dos desejos do eleitorado, seus anseios, suas preferências e conhecimento sobre os possíveis candidatos e isso somente os profissionais da área sabem fazer, com resultados fidedignos.

A hora de aumentar as chances de vencer as eleições é agora, com inteligência e estratégias a partir da informação.

Ah, humildade é ingrediente indispensável na construção da imagem de candidatos. “Salto alto”, no estilo “já ganhei” sempre leva à derrota.

Pensamentos em “Eleições 2020

  1. A informação é sempre preciosa. O recado está aí. Texto claro e objetivo. Prestação de serviço pra todos nós. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *