ELEIÇÕES DO ANO QUE VEM

Próximo ano eleitores de todo o país terão oportunidade de reconduzir o Presidente da Republica a mais um mandato ou eleger novo mandatário, assim como manter ou renovar os mandatos dos Deputados estaduais, federais, senadores e, em alguns casos Governadores.

A corrida já começou e no caso da Bahia a largada foi dada semana passada com a publicação de pesquisa feita pela empresa Paraná Pesquisas. Segundo os dados divulgados, os pré-candidatos ACM NETO (DEM) e JAQUES WAGNER (PT) protagonizam a disputa no momento com larga vantagem para o ex-prefeito de Salvador.

Na esteira dos candidatos a governador vem os pretensos a deputados estaduais e federais.

Aqui pelo sul baiano já estão mostrando as unhas o Vice Prefeito Emerson Guinho, que tem base no segmento da religião católica e talvez por isso possa ter votos além das fronteiras de Itabuna. Soane, não se conhece seu universo eleitoral. Azevedo, eterno candidato a alguma coisa, tem votos em Itabuna embora bem menos do que teve no passado e não tem bases em outros municípios, portanto eleição difícil de acontecer. Dr. Izak, dizem que será candidato a deputado estadual, mas também não tem base em outras cidades. Mangabeira, dizem que jogou a toalha em reconhecimento à sua falta de carisma pessoal e traquejo para a militância política. Ao que parece, dentre as pré-candidaturas locais a deputados estaduais a única com chances reais de eleição é Andréa Castro, esposa do Prefeito. Augusto Castro tem bases eleitorais sólidas em diversas regiões da Bahia construídas no tempo dos mandatos legislativos e certamente vai transferir tudo para a esposa. Até porque em Itabuna dispõe da força da máquina e vem de vitória expressiva nas urnas. Andréa, a frente da Secretaria de Ação Social tem oportunidade de fazer um bom trabalho e se habilitar a ser a mais votada de Itabuna.

Pelo que se comenta sobre pré-candidatos a deputado federal Itabuna terá dois candidatos “prata da casa”, que são Wenceslau (PCdoB) e Peixoto (DEM). O PCdoB tem sua fatia eleitoral em Itabuna consolidada e aliado ao pragmatismo que lhe é peculiar e a força de Davidson que articula bem junto às bases da esquerda baiana. Wenceslau tem chances reais de ser eleito porque o partido precisa muito voltar a ter três deputados na Câmara Federal. Peixoto, estreante na política, poderá ser a grande revelação nas urnas em 2022. Aliado ao enorme crisma pessoal, Peixoto tem serviços prestados a comunidade, forte penetração no meio empresarial e nas entidades filantrópicas. Se de fato for candidato pelo Democrata, Peixoto terá a seu favor o palanque de ACM Neto em Itabuna e nos municípios da região sul baiano.

As candidaturas importadas terão sérias dificuldades em amelear votos em terras grapiúna devido a forte tendência revelada em pesquisas de que o eleitorado deseja votar em candidatos locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.